Skip To Content
Deslize à direita para Menu do Terminal Deslize à esquerda para Menu Global

A Empresa

Nosso Terminal

Desde 2002, a APM Terminals opera no Complexo Industrial e Portuário do Porto do Pecém. Localizado a 55 km da capital do estado do Ceará, Fortaleza, no Nordeste do Brasil. O terminal opera 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Investimentos públicos e privados estão sendo usados para transformar Pecém no principal hub para o Norte e Nordeste do Brasil. É o terminal brasileiro mais próximo dos EUA e da Europa. Os tempos de trânsito entre Pecém e Nova York ou Algeciras são tão curtos quanto seis dias. Enquanto os tempos de trânsito para a China e a Coreia do Sul são inferiores a 29 dias. É também um hub estratégico para distribuir contêineres por toda a Costa Leste da América do Sul por meio de alimentadores das Américas e da Ásia pelo Canal do Panamá. Pecém tem a melhor conectividade de infraestrutura portuária e de hinterland da região. 

Equipamentos e Instalações

A APM Terminals Pecém é um dos poucos terminais brasileiros capazes de movimentar navios porta-contêineres ultragrandes (ULCVs) de até 400 metros de comprimento e 56 metros de largura, com calado de 15,3 metros, que agora podem passar pelas eclusas do Canal do Panamá após um projeto de ampliação em 2016. Seus três guindastes STS estão entre os maiores do Brasil, com alcance de 22 contêineres, e foram parte de um investimento de R$ 150 milhões em melhorias de infraestrutura feito pela APM Terminals, que também incluiu o investimento em 3 e-RTG’s.

  • Capacidade anual: 700.000 TEU’s
  • Cais: 600 metros
  • Calado: 15,3m
  • Área total: 440.000 m²
  • Armazém: 16.250 m²
  • Tomadas Reefers: 1.175
  • STS Super Post Panamax: 3
  • E-RTG:3 (7 Wide/6 high)
  • Reach Stackers: 13
  • Terminal Tractors: 26
  • Empilhadeira de Contêiner Vazio: 1

Eficiência

A APM Terminals Pecém oferece um dos maiores índices de desempenho operacional do mercado com consistentes e confiáveis de 30 movimentos por hora por guindaste. A empresa continua investindo em serviços para o usuário final, treinamento de funcionários, modernização de frota e equipamentos e sistemas de última geração para garantir a satisfação do cliente. 

É oferecido uma infraestrutura de ponta, com foco na melhoria contínua  e na transformação acelereda, pautada em segurança e estratégia. O modelo de negócio é sustentável e incorpora equipamentos de última geração.

Principais importações e exportações

Localizado próximo à área de cultivo de frutas do nordeste do Brasil, o terminal é idealmente localizado para a exportação de melancias, melões, uvas e mangas. Outras frutas e produtos perecíveis enviados do Pecém incluem limas, limões e amêndoas, com cerca de 40% destinados à Holanda e 29% ao Reino Unido.

Além de frutas, o Pecém também exporta volumes significativos de materiais de construção, calçados e plásticos. As importações são principalmente de ferro e produtos industriais pesados.

Crescimento

O terminal estabeleceu um novo recorde no primeiro semestre de 2024, movimentando 235.148 TEUs (unidades equivalentes a vinte pés). Este foi um crescimento de 16,6% no volume de contêineres em comparação com o mesmo período em 2023. A explicação para o aumento da movimentação nos seis primeiros meses de 2024 está no incremento de 11,2% na importação de cargas conteinerizadas e de 22,6% no volume de contêineres exportados nesse período. Ou seja, mais contêineres refrigerados, secos e vazios foram movimentados nesse primeiro semestre.